Home » , » Curiosidades de "Um Estranho no Ninho"

Curiosidades de "Um Estranho no Ninho"

Esta história foi baseada em experiências do autor Ken Kesey, enquanto trabalhava no Hospital Administração de Veteranos em Palo Alto, Califórnia.

Em Portugal o longa ganhou o título de Voando sobre um Ninho de Cucos .

Muitos extras eram pacientes mentais autênticos.

Dr. Dean R. Brooks que interpreta o Dr. Spivey garantiu emprego para 89 pacientes no Hospital Estadual de Oregon, onde a produção foi rodada. Eles foram usados como figurantes e assistentes.

Muitos dos atores se mantiveram no personagem mesmo quando as câmeras não estavam rolando.

A cena final foi filmada em um take, ao passo que a cena da festa levou quatro noites.

Com exceção do segmento de pesca (que foi filmado por último), o filme foi rodado em seqüência.

Estréias no cinema de Brad Dourif (que recebeu uma indicação ao Oscar de "Melhor Ator Coadjuvante" ), Christopher Lloyd e Will Sampson, assim como Tom McCall (ex-governador do Oregon) e Dr. Dean R. Brooks, superintendente do Hospital Estadual de Oregon em Salem, principal local de filmagens.

Louise Fletcher conseguiu o papel de enfermeira Ratched principalmente porque ela poderia encarnar o mal sem saber. Ela acredita que está ajudando as pessoas, mesmo quando ela não está.

Louise Fletcher estava tão chateado com o fato de que os outros atores podiam rir e ser divertidos enquanto ela tinha que ser frio e insensível que perto do final da produção ela tirou o vestido e ficou apenas de calcinha para provar para os atores que ela não era "um monstro sem coração".

Will Sampson, que interpreta Bromden, era um guarda florestal no Oregon em um parque perto de onde o filme foi filmado. Ele foi selecionado para o papel porque ele era o único nativo americano que o Departamento de Elenco conseguiu encontrar que combinou com o incrível tamanho do personagem.

Mel Lambert, que interpretou o capitão do porto, era um empresário locais e não um ator; ele tinha uma forte relação com os nativos americanos em toda a área, e foi ele quem sugeriu Will Sampson para o papel de Bromden.

A maior parte da cena de Jack Nicholson com Dean R. Brooks ao chegar no hospital foi improvisada - incluindo aquela batendo um grampeador, perguntando sobre uma foto da pesca, e discutindo sua convicção sobre estupro; As reações de Brooks eram autênticas.

Jack Nicholson levou uma percentagem dos lucros, em vez de um pequeno salário para um filme de orçamento modesto. A mudança valeu a pena quando a produção faturou bem mais de 120 milhões de dólares.

No romance, o primeiro nome da enfermeira Ratched de nunca é revelado. No filme, quando o comitê hospitalar reúne para discutir o comportamento de McMurphy, Dr. Spivey a chama de "Mildred". Além disso, quando McMurphy retorna da ECT e senta-se na sessão de terapia de grupo, ele a chama de "Mildred".

O tema musical de Jack Nitzsche ouvido durante a abertura e o fechamento foi baseadp na estrutura de acordes da canção "Please Release Me".

Danny DeVito foi o primeiro dos atores a ser escalado. Ele reprisou seu papel em 1971 em uma remontagem off-Broadway.

Existem rumores de que Jack Nicholson sumiu dois meses antes do início das filmagens e só foi encontrado quando o elenco chegou ao hospital psiquiátrico onde o filme seria rodado. O ator se internou como se fosse um paciente com o intuito de se preparar para o personagem.

Jack Nicholson e o compositor do filme Jack Nitzsche nasceram em 22 abril de 1937.

Anjelica Huston: namorada Jack Nicholson na época aparece como uma na multidão do cais quando a excursão de pesca retorna.

Quando comprou os direitos, a vontade de Kirk Douglas era protagonizar o filme, mas a demora para o projeto sair do papel e a idade já avançada, o fizeram desistir da ideia.

Durante muitos anos, os direitos autorais para o cinema pertenceram ao ator Kirk Douglas, que os cedeu para seu filho Michael Douglas produzir o filme.

Este foi o segundo filme a ganhar o Grand Slam dos Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor (Milos Forman), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator e Melhor Atriz. O primeiro foi Aconteceu Naquela Noite (1934), quatro décadas antes. O Silêncio dos Inocentes (1991) foi o terceiro, o curioso é que estes foram os únicos Oscars que as 3 produções receberam, mesmo tendo outras indicações.

1 comentários:

Anônimo disse...

Louise Fletcher, um verdadeiro show de interpretação com sua enfermeira Ratched. Razão de ser do filme, bem mais que Jack Nicholson, que foi apenas sarcástico como sempre. Louise deu diferentes nuances de modo sutil à sua personagem. Conseguia passar inúmeros sentimentos, de frieza a crueldade, de decepção à humilhação apenas com o olhar. Atriz com A maiúsculo.

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates